5.12.12

A corrida e os números [ou como odiei meu relógio!]


A planilha indicava 12km em ritmo moderado. Na minha cabeça era mais um daqueles treinos na esteira. Já tinha pensado em levar uma toalha para cobrir o painel e esconder aqueles números que me aprisionam e me entediam. Quando não vejo o tempo passar - minuto por minuto - parece que ele passa mais rápido. 

Enquanto me arrumava reparei o céu nublado e pensei que o tempo estava bom para correr na rua. Não seria sofrível. Como o calor deu uma aliviada, nem levei hidratação comigo, só o dinheiro da água no quiosque. Além do relógio e o ipod, fiéis companheiros das corridas solitárias. 

O mais difícil pra mim nos treinos moderados é manter um ritmo constante, geralmente fico oscilando entre devagar e rápido menos devagar. E quando corro sozinha fica mais difícil ainda. Por isso fiquei muito feliz quando notei uma certa regularidade no meu pace nos primeiros quilômetros. 

Tava tudo perfeito até eu pausar o GPS para conversar com uma amiga que ainda ia começar o treino. O relógio marcava 8,01km e permaneceu assim quando voltei a correr. O cronômetro marcava normalmente, mas o pace e a quilometragem nada. Que raiva! Pensei em encerrar o treino ali, antes mesmo de completar 10km.

Mas eu não ia continuar correndo porque? Eu tava me sentindo ótima e correria mais 4 km sem problemas. Só porque no final não saberia quantos km eu de fato corri e tampouco o pace médio? Sim, só por isso mesmo. Acho que corri 11,5km. Ai ai, esses números que me aprisionam. 


Nike GPS EPIC FAIL

10 comentários:

  1. Viva Aline,

    Tens de ultrapassar esse problema dos números e procurar motivação na verdadeira essência que é o simples facto de poderes correr, há muita gente que não pode.

    Confesso que ao inicio, eu próprio deixei uma vez de correr porque o GPS também falhou quando ainda só tinha corrido cerca de 1.5km, fiquei super desmotivado, parei o treino e fui para casa. Não vale a pena dizer que fiquei super arrependido e que prometi a mim mesmo que isso nunca mais voltaria acontecer.

    Hoje em dia correr com ou sem relógio/GPS é me indiferente, até porque os meus ritmos são cada vez mais regulares e eu acabo por conseguir identifica-los. De qualquer forma eu gosto mesmo é de correr e são várias as vezes que saio sem qualquer objecto tecnológico, apenas umas sapatilhas nos pés, calção, t-shirt e é desta forma que me identifico mais com a corrida, sinto uma sensação de liberdade, não só porque estou desprendido de qualquer tecnologia como também não estou preocupado com o tempo que faço e que tantas vezes nos aprisiona.

    Boas corridas! :P

    Bjs
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, que comentário lindo. Também busco sempre manter a essência de correr por correr, sem me preocupar com os aparatos tecnológicos e os números, mas as vezes o ego e a vaidade tomam de conta. E damos valor à coisas que nem importam de fato. Quando o que importa mesmo é poder correr e aproveitar esta sensação de liberdade que a corrida proporciona. Beijos! E obrigada :)

      Excluir
  2. Aline, desisti de usar o nike plus do meu celular porque ele fica loucão o pace.
    Meu garmin marca tudo certinho, mas o pace é o acumulado e não em tempo real, sou meio preso aos números para me dar motivação.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ficar com o Nike atééé enquanto ele durar - o que não é muito, pelo que dizem por aí!

      Bjs

      Excluir
  3. Aline,
    É péssimo, mas pelo menos você não ddesistiu do treino.
    Ignore os números pelo menos por esse dia. :)
    Beijão querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Ju. Pelo menos não desisti!!! Fiquei orgulhosa de myself!

      Beijos!

      Excluir
  4. Aline5.12.12

    Correr sem saber pace/distância não rola! Eu fico burra, acho que nem corro direito!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Vamos praticar o desapego, xará! Beijos!

      Excluir
  5. Anônimo6.12.12

    Nossa Li, isso realmente me deixa brava...gosto de números, estatísticas, gráficos e tudo mais q tenho direito. Já fiquei chateada pq não consegui jogar o treino de 12k do garmin p/ nike...imagino vc! Mas guerreira como vc é não iria jogar a toalha...e deu uma banana p/ nike!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só não desisti pq já tava no final... mas se tivesse sido no começo acho que não teria tido astral pra continuar!!! É foda!!

      Bjooooo

      Excluir