25.10.12

O esporte mais completo?

"Responda rápido: qual é o esporte mais completo que existe? Se quiser a ajuda do Google, levará 0,25 segundo para receber a resposta. Em média, sete em cada dez páginas da internet apontam a natação." (Folha Online)

Concordam? Pois há controvérsias. Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostrou que, na comparação entre a natação e o balé clássico, este apresenta melhores resultados em sete de dez parâmetros de condicionamento físico. Chupa, Michael Phelps! E eu aqui sofrendo uma vida inteira de bullying porque não sei nadar. Finalmente o balé trará a minha redenção! hehe

O intuito da pesquisa não era descobrir qual a atividade mais completa (nem acredito que isso realmente exista!) mas descobrir as diferenças no perfil de condicionamento de cada atividade. Foram comparados o condicionamento e o desempenho dos membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Pelos testes da pesquisa, esses foram os quesitos em que cada modalidade se destacou:

Polina - Bastien Vivès


Balé

Flexibilidade 
Equilíbrio corporal (parado e em movimento)
Salto em distância 
Salto em altura
Força de empenhadura
Porcentagem de gordura corporal
Equilíbrio psicológico. (opa!)
O gosto do Cloro - Bastien Vivès

Natação

Resistência
Força nos músculos anteriores e posteriores das coxas
Índice de massa corporal.







Saltos verticais e horizontais, porcentagem de gordura e flexibilidade... simplesmente tudo que eu preciso para melhorar minha corrida!! Agora vai!! Ok, eu preciso de equilíbrio psicológico também! Você pode estar rindo de mim pensando que isso só vale para os atletas profissionais que começaram no esporte/dança quando ainda eram crianças,  mas a reportagem aborda essa questão e conclui: "A pesquisa britânica foi feita com profissionais, mas pode servir para atletas amadores com uma queda para a dança."

Ainda, segundo a entrevistada Zélia Monteiro, bailarina e professora do curso de comunicação das artes do corpo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, o balé é uma forma de fortalecer os músculos sem encurtá-los e de trabalhar várias habilidades, como coordenação motora e equilíbrio, ao mesmo tempo. Esses benefícios da atividade podem ser obtidos por qualquer praticante, profissional ou amador.

Alguém tem alguma dúvida de que escolhi o melhor crosstraining? Tô brincando! Claro que natação é um  crosstraining super adequado para os corredores, assim como o ciclismo. O que eu quero dizer é que essas não são as únicas modalidades de que dispomos, que nós devemos ser menos conservadores e explorar outras atividades não tão comuns, mas que podem trazer muitos benefícios também. Think outside the box.

Para ler a reportagem no site da Folha, clica aqui.