25.10.12

O esporte mais completo?

"Responda rápido: qual é o esporte mais completo que existe? Se quiser a ajuda do Google, levará 0,25 segundo para receber a resposta. Em média, sete em cada dez páginas da internet apontam a natação." (Folha Online)

Concordam? Pois há controvérsias. Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostrou que, na comparação entre a natação e o balé clássico, este apresenta melhores resultados em sete de dez parâmetros de condicionamento físico. Chupa, Michael Phelps! E eu aqui sofrendo uma vida inteira de bullying porque não sei nadar. Finalmente o balé trará a minha redenção! hehe

O intuito da pesquisa não era descobrir qual a atividade mais completa (nem acredito que isso realmente exista!) mas descobrir as diferenças no perfil de condicionamento de cada atividade. Foram comparados o condicionamento e o desempenho dos membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Pelos testes da pesquisa, esses foram os quesitos em que cada modalidade se destacou:

Polina - Bastien Vivès


Balé

Flexibilidade 
Equilíbrio corporal (parado e em movimento)
Salto em distância 
Salto em altura
Força de empenhadura
Porcentagem de gordura corporal
Equilíbrio psicológico. (opa!)
O gosto do Cloro - Bastien Vivès

Natação

Resistência
Força nos músculos anteriores e posteriores das coxas
Índice de massa corporal.







Saltos verticais e horizontais, porcentagem de gordura e flexibilidade... simplesmente tudo que eu preciso para melhorar minha corrida!! Agora vai!! Ok, eu preciso de equilíbrio psicológico também! Você pode estar rindo de mim pensando que isso só vale para os atletas profissionais que começaram no esporte/dança quando ainda eram crianças,  mas a reportagem aborda essa questão e conclui: "A pesquisa britânica foi feita com profissionais, mas pode servir para atletas amadores com uma queda para a dança."

Ainda, segundo a entrevistada Zélia Monteiro, bailarina e professora do curso de comunicação das artes do corpo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, o balé é uma forma de fortalecer os músculos sem encurtá-los e de trabalhar várias habilidades, como coordenação motora e equilíbrio, ao mesmo tempo. Esses benefícios da atividade podem ser obtidos por qualquer praticante, profissional ou amador.

Alguém tem alguma dúvida de que escolhi o melhor crosstraining? Tô brincando! Claro que natação é um  crosstraining super adequado para os corredores, assim como o ciclismo. O que eu quero dizer é que essas não são as únicas modalidades de que dispomos, que nós devemos ser menos conservadores e explorar outras atividades não tão comuns, mas que podem trazer muitos benefícios também. Think outside the box.

Para ler a reportagem no site da Folha, clica aqui.

10 comentários:

  1. Muito legal, daqui a pouco vira uma Ana Botafogo, rs.., mas prefiro ficar com meu bodyboarding como crosstraining.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa, Victorrr!! Muito original o seu crosstraining, viu??? Imagino que o bodyboarding deve trabalhar muito o equilíbrio e a força no core!!!

      Bjs!

      Excluir
  2. Tá toda toda, heim menina.
    Diz aí que está adorando o ballet. Dá pra sentir daqui a alegria...

    Amo, os dois (ballet e natação)!
    Mas fico com a bike. kkkk

    Beijos
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, tô amando mesmo o ballet!! Fico tão empolgada quanto os dias que tenho treino de corrida!!

      Eu tb gosto muito de bike, mas tive que vender a minha. :/ Quando as coisas melhorarem por aqui ($$$) eu espero poder comprar outra!!

      Um bjo!!

      Excluir
  3. Muito legal Aline !!!

    Mas com meus 1.91M vou ficar correndo, mesmo assim meio desajeitado !!

    Abração

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha

      Oh Leo, como vão as dores? Ja recebeu os exames que você fez?

      Bons treinos por aí!

      Excluir
  4. Aline,
    tá arransando no balé adorei!
    super beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Fiz balé na infância porque eu precisava acertar os ponteiros dos meus pés (eles ficavam pra fora, tipo 10 min para as 2h, muito triste) e foi super uma atividade super eficiente! Pena que deixei a dança, mas a dança nunca me deixou, principalmente quando exagero na birita. Estou até pensando em voltar a praticar jazz moderno. Acho que o post deixou a sementinha na minha cabeça :)

    ResponderExcluir