27.10.12

Hidratação na corrida

Falta pouco mais de uma semana para a Golden Four e já comecei a pensar nos detalhes para a prova. Muita antecedência? Talvez. Mas como vou viajar para outra cidade não posso me dar o luxo de esquecer alguma coisa. Tudo que eu preciso tem que estar dentro da minha mala. Além das futilidades típicas do tipo "saia ou short?", eu estou bem pensativa em relação à hidratação durante a corrida. Usar ou não o cinto de hidratação?

Geralmente eu conto apenas com os pontos de água que a organização da prova fornece, pois nunca vi uma corrida em que falte água ou que não tenha pontos suficientes. O problema é que nem sempre quando a sede vem "de com força" tem algum ponto nos próximos metros, aí você tem que apelar para a técnica milenar da vovó "Imagina um limão bem azediiiinho!", salivar e esperar a água chegar. Quanto ao fato d'eu não saber beber água no copinho e me molhar toda, eu não vou nem reclamar, pois é até bom para refrescar as pernocas.

Além disso, outro ponto - que se não chega a ser negativo as vezes é um perrengue - é que em algumas corridas com mais participantes, os pontos de água ficam tão disputados que você é obrigado a parar de correr pra conseguir uma garrafinha d'água. Tudo bem que eu não sou nem uma queniana correndo em direção ao pódio, mas só Deus sabe o quanto as pernas pesam quando você caminha um pouco e depois tem que voltar a correr.

Nada disso é novidade, mas foi só semana passada que passei a considerar em usar meu cinto na Golden Four. A partir da leitura de uma coluna da Women's Running em que a autora conta como o cinto de hidratação a ajudou a bater seu recorde pessoal na meia maratona. A primeira metade da prova ela correu com o cinto e a metade final bebendo nos pontos de água. Após a corrida, analisando os gráficos do seu GPS, ela verificou que poderia ter sido 2 minutos mais rápida se não tivesse que diminuir o pace toda vez que se aproximava de uma mesa de hidratação na segunda metade da prova.

Outra vantagem do cinto é que você pode planejar sua hidratação: por exemplo, uma garrafa com água e outra com bebida esportiva. No caso do meu cinto - que tinha 4 garrafas, mas eu perdi uma - acho que a melhor proporção são duas garrafas de água e uma de Gatorade. Depende do hábito de cada corredor.

O principal (talvez único) motivo pelo qual eu não uso cinto de hidratação em provas é por achar que ele é um peso a mais para carregar. E agora, o que te mais faz perder tempo: o peso extra ou as paradas nos pontos de água? Segundo o texto da revista, o cinto vale quanto pesa. O que vocês acham?

Eu acho que meu cinto vai pra Brasília...

10 comentários:

  1. Anônimo27.10.12

    Li, não te incomoda essas garrafinhas balançando nas costas??? Tempo pensado seriamente em formas de me hidratar melhor durante dos treino nesses dias quentes. ( tudo bem q o meu quente é o teu fresquinho...rs).
    Vc já viu tipo um porta garrafinha que vc leva na mão? Parece legal. Mas no teu caso, da meia maratona, não deve valer muito a pena pq é pouca água, né?!
    Ah! Existe uma boa chance de ter chuva durante a prova!!! #oremos
    rs
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que já me acostumei com o balanço das garrafas hehe Você já usou camelbak? Tem uns modelos bem confortáveis, a desvantagem é q são caras. Eu sou curiosa pra testar essa garrafinha pra levar na mão... pra os 21km não sei se vale a pena, mas pra 10km acho que ela dá conta do recado.

      Adorei a notícia da chuvaaaa! Bjoooo! #oremos kkkkkk

      Excluir
  2. Aline,
    Tenho um cinto também, mas o meu é com uma garrafa só maior que fica atrás. Ainda estou me aconstumando, mas só uso em treinos longos sem pontos de apoio. Nas provas uso a hidratação da organização mesmo. É mais confortável.
    Super beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já tive um cinto desses, mas não me acostumei com ele. Era muito desconfortável e não muito prático! Prefiro os cintos com mais garrafinhas!! Bjs

      Excluir
  3. Aline, cheguei a cogitar comprar um, mas acho que não me adaptaria com o peso. Prefiro andar com dinheiro trocado e comprar água pelo caminho.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso contar com essa opção, pois a maioria dos meus longões eu faço em trilhas. kkkk Sem nem um boteco pra comprar uma coca gelada!!!!

      Excluir
  4. Aline,
    eu nunca testei o cinto, a minha esposa tem mas parou de usar, também acho que deve ser um peso a mais, e o balanço deve incomodar um pouco.

    Ahhh peguei o resultado do meu exame, e como um bom curioso eu abri(CLARO) deu 0,75cm de diferença entre as pernas.

    Forte Abraço

    Léo
    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tô quase desistindo do meu cinto!!! haha

      Léo, espero que tu tenha descoberto a origem das tuas dores! Depois que comecei a usar palmilha eu nunca mais senti as dores que tinha no quadril.

      Um abração.

      Excluir
  5. Anônimo29.10.12

    oi, moro em Brasilia, e ano passado corri essa prova (vou de novo) tem muita hidratação, água e gatorade de 3 em 3 km, acho que não precisa do cinto. E quanto a chuva, é bom torcer, tá um calor insuportável aqui no cerrado.
    Bjs e boa prova,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Bom saber que a hidratação é farta!! Pelos comentários anteriores eu tô achando que o cinto vai ser um incômodo. Bom, quanto ao calor... acho que não deve ser pior do que o calor que enfrento aqui em Teresina! hehe Brigada pelas informações!! Bjs e boa prova pra ti :)

      Excluir