29.10.12

Treinamento funcional ou brincadeira de criança?

Sábado passado participei de um treino de fortalecimento muscular e condicionamento físico organizado por um grupo de corrida. Quando terminei o treino - esbaforida e faminta - e vi que só havia se passado uma hora, me lembrei com admiração da época em que éramos capazes de passar o dia inteiro brincando. Enjoávamos do pega-pega, partíamos para as bicicletas, depois para a queimada, 31 salve todos, bandeira, amarelinha e assim íamos de brincadeira em brincadeira até o dia escurecer. Como a gente conseguia, hein? O treino também era basicamente uma seqüência de brincadeiras, inclusive algumas da nossa infância, mas com duração inversamente proporcional a idade. Ai meus 30 anos!

Realizada na areia fofa, a atividade começa com um alongamento dinâmico e um breve aquecimento. Depois vem o sofrimento a primeira brincadeira: um circuito com cones, bambolês e bastões em que tínhamos que saltar, correr em ziguezague e realizar deslocamentos laterais sem parar para descansar. 3 voltas, descanso e água. Segunda brincadeira: outro circuito com os mesmos objetos, mas para fazer outras atividades de botar os bofes pra fora. Eu já tava rezando para o próximo passo ser colocar o bambolê na cintura, mas a única coisa que veio para minha cintura foi um cinto com tração para corrida. Alguns metros de corrida e minhas pernas já ardiam até a próxima encarnação!!!

Na etapa seguinte o grupo foi dividido em dois e fizemos algumas brincadeiras que envolviam competição. Só assim pra galera ainda conseguir correr! Com o lado competitivo ativado, finalizamos com três partidas de bandeira e uma de pega-pega. Depois disso tudo, muito alongamento, água e melancia. Apesar do espírito de brincadeira que permeia todas as atividades, pude perceber como trabalhamos coordenação motora, velocidade, força e equilíbrio. Conclusão? Brincar cansa e toda criança é uma super atleta. Adorei!!! Boa semana e bons treinos :)

Aquecimento

Deslocamentos laterais 
Cadê equilíbrio?

Pega-pega corrente

Muitos saltos!

Cinto com tração não é coisa de Deus!!
Quase uma amarelinha

Olha o meu descanso!