Nesse ano fiz duas meias: a do Rio em agosto e a Golden Four domingo passado. Mesma distância, provas completamente diferentes. No Rio existe aquela paisagem, os corredores fantasiados, o clima de festa e a torcida te incentivando. Tem um percurso difícil e uma largada tarde que não ajuda. Em Brasília não há espaço para distrações; a largada é cedo, não tem público para torcer, o percurso favorece a velocidade e as pessoas parecem muito concentradas. Uma é diversão, a outra é técnica. Difícil dizer qual é a melhor.
Passada a agonia pré-largada, eu pude respirar aliviada e fui pra faixa dos que estimavam terminar a prova em 2h e 15min. Eu achava que ia ter marcadores de pace, mas só vi para quem ia fazer em menor tempo, como abaixo de 2h. Fiz uns aquecimentos, bebi mais água e rezei para não ter dor de barriga durante a prova. O começo da prova já é uma mega descida e quando olhei meu relógio eu estava correndo a 5'40", um pace bem abaixo do que eu treinei. Eu sabia que se não segurasse meu ritmo sofreria quando as descidas acabassem. Puxei assunto com uma corredora ao lado e só controlei pra não desacelerar demais. Quando passei pelo km 10, o relógio marcava 1h e 1 minuto. Fiquei aliviada pelo bom tempo até ali, pois os próximos quilômetros seriam mais difíceis. Até o km 15 era uma subidinha enjoada e eu sabia que minha velocidade ia diminuir; então desencanei do relógio e fui apenas tentando alcançar as pessoas que estavam na minha frente. Foi uma boa estratégia, pois assim não fiquei entediada. Ah, e reparei que os flamboyants de Brasília são os mais bonitos que eu já vi.
Os últimos quilômetros tinham algumas descidas e eu pude recuperar um pouco o meu ritmo. O cansaço só bateu no km 19 - senti as pernas pesadas, tentava manter o pace estimado, mas elas não obedeciam. No quilômetro final, buscando qualquer estímulo, mudei a função do relógio de pace para tempo percorrido e vi que tinha corrido 2h08'. Pensei: "Correr pra fechar em 2h10'!" e o ânimo voltou. As estratégias dos treinos na esteira funcionando! hehehe Cruzei a linha da chegada em 2h11' - 3 minutos abaixo do tempo que eu havia previsto e o meu melhor tempo nessa distância. Fiquei contente porque meu treino funcionou - eu era muito insegura por não estar mais correndo na rua. Usei o cinto de hidratação e ele não me incomodou em nada, foi uma boa escolha. As jujubas super cumpriram o papel de dar energia e são mais gostosas do que o gel. São Pedro caprichou no dia: nem chuva, nem sol. Enquanto corria, pensava e agradecia pelos amigos que me ajudam e estimulam. Fábio e Aline, vocês correram comigo. Como arquiteta, curti ser apenas um pontinho correndo na escala monumental de Brasília. Enfim, não mudaria nada na minha corrida.
Aline,
ResponderExcluirParabéns querida! Arrasou!
beijão
Obrigada, Ju!!! Bjs
ExcluirQue beleza de prova, hein! quero fazer uma meia descente não a prova louca que fiz esse ano, no K 16 já não tinha mais pernas. Parabéns pelo resultado. E o pós prova como está sendo? eu fiquei 20 dias com dores...rs.
ResponderExcluirAbraços,
Victor Caetano
corridaurbana.com.br
obrigada!! Passei essa semana sem correr nem pra atravessar a rua, Victor. kkkkk Descanso total!!!!! Segunda que vem tô de volta pros treinos :)
ExcluirUm abraço!!
Olá Aline,
ResponderExcluirParabéns por sua excelente participação na Golden4Asics. Achei seu blog ao pesquisar sobre a repercussão da prova e gostei muito, vou passar a acompanhar. Também participei da corrida (foi uma meia participação na verdade). Foi uma das melhoras provas que já participei. Ano que vem com certeza vou de novo.
Também tenho um blog o Confissões de um Confessor onde falo sobre as provas que participo e conto um pouco da minha luta contra a balança.
Abraços,
Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor
Oi Danilo!! Obrigada pela visita :)
ExcluirUm abraço!
Parabéns Aline !!!
ResponderExcluirA Meia é um objetivo para 2013, domingo corrida 10K na Athenas aqui em São Paulo, mas deu muita vontade de passar direto e ir com a galera para os 21K, mas saberia que iria quebrar nos 15K +/-, então quero começar 2013 me preparando para um 1/2 em 2013.
Forte Abraço
Léo
wwww.pisandoporai.blogspot.com
Leo, com o tempo que tu tá fazendo nos 10k eu tenho certeza que tu vai arrasar nos 21km ano que vem!!! Treina direitinho pra não se machucar :)
ExcluirUm abração!!!
Valeu Aline !!!!!
ExcluirDá uma passada no pisandoporai, fiz um post sobre a quantidade de corridas por fds X valor abusivo.
Abração
Li...q lindo o teu relato! Consegui imaginar as árvores floridas, as retas, a arquitetura de Brasília tão bem pensada...
ResponderExcluirE o teu tempo? Maravilhoso!!! Vc fez uma prova consciente e segura. Super orgulhosa de vc!!!
Agora a pergunta q não quer calar: sou eu essa Aline?? Meus olhos ficaram mareados qdo li...<3
PARABÉNS!!!!!
Bjão
Liii.... claro que é tu!! A gente tem uma visão muito parecida da corrida e a sensação que eu tenho é que mesmo de longe conseguimos nos ajudar mutuamente. Obrigada mesmo por torcer e por me incentivar sempre!! Um bjoooooo
ExcluirQue bacana, Aline! Mais uma vez, parabéns pelo seu desempenho! Espero chegar lá! :)
ResponderExcluirBrigada, Fran!!! Te conhecer no final da prova foi a cereja do bolo :) Bjo!!!
ExcluirMas tá poderosa essa menina! Muito bom tempo, logo logo sub/2 horas com certeza. A mais bela corredora de Brasília! Não pode ser insegura, treinou e pronto, assim que funciona!
ResponderExcluirBeijo...saudade de vc;
Felipe
Felipe, tu sempre um fofo, né? Saudade de ti também. Quando a gente vai correr juntos?! Bjos!!!!
ExcluirAline, ainda pretendemos participar de uma prova em Brasília, e pelo seu relato a GoldenFour me parece ser uma boa opção.
ExcluirParabéns pela prova, e especial por ter melhorado o tempo treinando na esteira.
Eu também tenho essa dúvida, semana passada fiz todos os meus treinos na esteira e estou com receio de ter perdido um poco de ritmo. vou testar meu ritmo na rua neste feriadão, se fizer sol aqui no RJ.
Beijos e bons treinos!!!!!
Drica
http://correndonaviagem.blogspot.com
Drica, eu super recomendo a Golden Four de Brasília, o único porém é o valor da inscrição que custa 100 reais. Sinceramente acho que poderia ser mais barato, né? Mas a prova em si é muito boa.
ExcluirComo aqui está muito quente, a maioria dos meus treinos tem que ser na esteira, mas tento fazer um treino longo na rua pelo menos de 15 em 15 dias. Tem dado certo :)
Bjos!!