23.5.12

Treino novo! :)


Esses dias eu tava triste por causa dessa dor na perna que me impede de correr, mas ontem quando cheguei na academia encontrei uma ficha novinha preparada especialmente pra mim e pelo menos um pouco da minha empolgação voltou! Depois de três meses malhando os mesmos exercícios toda semana você começa a fazer os movimentos no automático, meio enjoada e com preguiça, né? Eu já sabia de cor a minha ficha e não via a hora de ter outros exercícios pra fazer. Pedi um treino que fosse voltado mais para a resistência muscular e menos para a hipertrofia, com exercícios mais livres, ou seja, com menos uso das máquinas. Meus instrutores são muito atenciosos e atenderam sobremaneira todas as minhas solicitações. 

Não sei se treino livre é melhor que treino na máquina; o que eu percebi é que conseguia pegar "milhões" de pesos nas máquinas, mas quando tinha que fazer um simples flexão de braço eu não tinha resistência alguma. Sem nenhuma propriedade científica, a minha impressão é que os exercícios com halteres ou usando o peso do próprio corpo nos ajudam a ter mais consciência corporal, melhorar a postura e trabalhar os músculos de uma  forma global. Enfim, acho que é uma boa pedida para quem corre e não tem pretensões de ter um bíceps gigante! 

Meu treino ficou bem dinâmico, não lembro do nome de todos os exercícios, mas alguns deles são: supino reto (peitoral) na bola com halteres, remada unilateral (costas) no banco, mergulho (tríceps) no banco, rosca martelo (bíceps),  avanço em movimento com halteres, isometria em agachamento com barra, elevação lateral (ombro) com equilíbrio no step, agachamento com bola, panturrilha em pé com barra, etc. O treino de musculação é algo personalíssimo que deve ser feito por um profissional de educação física baseado na avaliação física do aluno e escrevi um pouco sobre o meu apenas para receber opiniões de outros corredores e trocarmos impressões sobre nossos treinos.

Ainda sobre a importância de um treino personalizado e voltado para as necessidades do aluno, a IstoÉ dessa semana traz na capa a reportagem "A Receita do Treino Ideal". No site da revista tem algumas informações da reportagem que valem a pena a leitura. Para ler mais: O treino ideal.

Fonte: IstoÉ


2 comentários:

  1. Também adoro treino novo! Minha instrutora me orientou que os exercícios com peso livres são mais eficazes. Estou fazendo mais deles e sentindo a diferença mesmo. beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quero chegar nesse nível na academia! O problema é que faço o treino "Curves" desde que comecei a correr: apenas 30 minutos, hehehe. Que bacana! Você é de Teresina. A minha família por parte de pai mora aí. Quem sabe não nos encontramos um dia? :)

    ResponderExcluir