31.8.12

8 milímetros de dor.

"Quando nasci, um anjo torto, desses que vivem na sombra, disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida." CDA
 Na primeira vez que fui à um ortopedista minha mãe me levou nos braços, tinha dois anos de idade e perninhas bem tortas. Não sabia que aquela consulta seria relembrada mais de 20 anos depois. Depois de fazer o exame da baropodometria, a fisioterapeuta me pergunta: "Você era gorda nos primeiros anos de vida? Usou bota ortopédica?" A resposta era sim, para ambas. Era uma gordinha das pernas tortas que usou bota ortopédica até passar de um problema para outro e depois usou mais um pouco pra ficar, enfim, normal. Bom, nem tão normal quanto eu imaginava.

A baro - já estamos íntimas tamanha minha afeição à esse exame - confirmou o que a escanometria quantificou: uma assimetria de 8mm nos membros inferiores. O lado esquerdo é maior. Vai, Aline! Ser gauche na vida. Fiquei "feliz" em saber que existe algo errado nesse quadril, pois já não aguentava mais ir de médico em médico e ninguém saber qual era o meu problema. Fiz inúmeros raios-x, ressonâncias, ultrassons e tudo aparentemente normal. Então como explicar a dor que me impedia de correr? Os médicos mais cínicos diziam "Deve ser algo muscular. Repouso, biprofenid e fisioterapia. Tchau e bença". E isso nunca adiantou.

A dor sempre voltava. No quadril, na panturrilha e por último no pé. Sempre no lado esquerdo. Eu já achava que a culpa era minha, devia estar fazendo algo muito errado. Mas como alguém pode desaprender a correr? Depois da meia do Rio, voltei ao médico e mais uma vez não encontrei alguém disposto a investigar a origem da minha dor. Resolvi que eu mesma o faria então. A baropodometria é um exame que o plano de saúde não cobre, portanto não precisa de requisição médica. Custou R$180,00 e acho que é um bom investimento para quem corre. Um tênis que você compre e que seja inadequado pra teu pé vai te dar muito mais prejuízo.

Não sei se a palmilha vai ser a solução dos meus problemas, se vou conseguir correr novamente sem sentir dor na perna esquerda, mas dá um certo alívio em saber a origem do seu problema, pois mesmo que a solução não seja fácil, pelo menos você já sabe por onde começar a tratar.  E caso você tenha filhos e eles nasçam com as perninhas tortas, faça a eles um favor: nada de botinhas ortopédicas!


5 comentários:

  1. Aline,
    Que bom que resolveu fazer esse exame. Espero que encontre a origem da dor e consiga resolver. Sou confiante!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3.9.12

    Li, vc tocou no ponto que ando pensando bastante ultimamente. No valor das coisas...pq um exame desse, muda as coisas para melhor! Agora vc já sabe o que tem...e como tratar ou o caminho certo à seguir. Qual o valor de correr confortávelmente?! As vezes a gente gasta até mais do que isso com algo q não vale tanto assim.
    Qto ao problema em si, só a palmilha pode resolver ou é preciso fisio?? BOA SORTE viu!?!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, vi o teu blogger na lista de amigos do Victor.

    Aline me identifiquei muito com esse post, quando eu tinha uns 10 anos e ainda sonhava em ser um jogador de futebol, meu treinador da epoca percebeu que eu corrida puxando um lado do corpo, conversou com meus pais e me levou no ortopedista eeeee nada, passado uns 5 anos eu comecei a sentir forte dores no joelho esquerdo, fui ao orto novamente e deu tentinite patelar, muita fisio e não melhorou mto, hoje depois das corridas só me doi a parte direita do meu corpo, seja no quadril, joelho, coxa ou a parte posterior da panturrilha, vendo o teu caso vou conversar melhor com ortopedista por que as dores estão piorando.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Leo! Faz a baropodometria, além de ver se você tem alguma assimetria, você pode mandar fazer uma palmilha pra corrigir pequenos desvios posturais pra melhorar tua corrida! Espero que dê tudo certo pra ti!!

      Um abraço, Aline

      Excluir
    2. Olá Aline, voltei nesse post por que estou indo no medico hoje, vou pedir para ele info sobre esse exame e ver se eu plano cobre.

      Um Forte abraço

      Léo
      pisandoporai.blogspot.com

      Excluir