17.9.12

5km: nível iniciante

Quer começar a correr? Vai de 5km. É a distância perfeita pra quem de vez em quando diz "eu queria correr, mas não consigo". Dá pra  alternar caminhada com corrida e ainda assim terminar a prova num tempo razoável. Mas as vezes até acontece da pessoa ficar tão empolgada com a prova que ela consegue correr o percurso inteiro. [Poder da mente!] Os 5km também são indicados para os novatos porque quem faz caminhada geralmente caminha  entre quatro a seis km, portanto a distância não assusta. Muito pelo contrário: na verdade ela atrai pessoas que nunca correram, pessoas que só fazem caminhadas, boyzinhos que fazem 10 minutos de esteira, tiozões que só correm nos jogos de futebol, idosos que querem se manter ativos, enfim, é uma distância bem acolhedora. Pra essas pessoas, os 5km são como um "test-drive" pra ver "se esse negócio de correr é bom mesmo". E quem não se encanta com a sua primeira medalha de corrida de rua? Está dada a largada na vida de corredor! And there is no finish line!!

Mesmo reconhecendo a importância dos 5km,  assumo que essa não é a minha distância preferida. Eu gosto mesmo é das corridas longas, com infindáveis paisagens, aquelas corridas em que você engata várias conversas durante o percurso, aquelas provas em que certo ponto você meio que entra em alfa e até consegue meditar sobre o universo, a vida e tudo mais. Mas para chegar nas meias e maratonas da vida, é preciso começar de pouquinho. E é esse o papel principal dos 5km: eles são a porta de entrada oficial de muita gente na corrida, o primeiro passo, o ponta-pé inicial. E só por isso já se fazem fundamentais no calendário de provas de todo o Brasil. Li em algumas publicações sobre o aumento do número de provas de longa distância e fiquei muito feliz, mas espero que isso não signifique a extinção das corridas de 5km.

Em Teresina, minha cidade e sauna querida, existem pouquíssimas provas, portanto é louvável quando uma empresa tem a iniciativa de realizar todo ano uma corrida de 5km na cidade. Faz parte das comemorações do aniversário de uma rede de supermercados local. A inscrição é só 1kg de alimento e a corrida vai ter cronometragem através de chip. A largada vai ser as 7 horas (graças a Deus!!) e todos que concluírem a prova irão ganhar medalha. Não parece fácil? Sim, é fácil e divertido. E não custa nada, além de acordar mais cedo num domingo. Pense que você vai ter um domingo muito maior para aproveitar com muito mais disposição! [Convenci? Convenci?] Ano passado corri essa prova com um único amigo e nesse ano espero encontrar muito mais amigos e amigas. O convite já está feito!!

Corrida do Carvalho. 2011


VI Corrida do Carvalho
Distância: 5,5km
Data: Domingo, 30 de setembro
Largada: 7h da manhã
Inscrições: através do site.