17.9.12

5km: nível iniciante

Quer começar a correr? Vai de 5km. É a distância perfeita pra quem de vez em quando diz "eu queria correr, mas não consigo". Dá pra  alternar caminhada com corrida e ainda assim terminar a prova num tempo razoável. Mas as vezes até acontece da pessoa ficar tão empolgada com a prova que ela consegue correr o percurso inteiro. [Poder da mente!] Os 5km também são indicados para os novatos porque quem faz caminhada geralmente caminha  entre quatro a seis km, portanto a distância não assusta. Muito pelo contrário: na verdade ela atrai pessoas que nunca correram, pessoas que só fazem caminhadas, boyzinhos que fazem 10 minutos de esteira, tiozões que só correm nos jogos de futebol, idosos que querem se manter ativos, enfim, é uma distância bem acolhedora. Pra essas pessoas, os 5km são como um "test-drive" pra ver "se esse negócio de correr é bom mesmo". E quem não se encanta com a sua primeira medalha de corrida de rua? Está dada a largada na vida de corredor! And there is no finish line!!

Mesmo reconhecendo a importância dos 5km,  assumo que essa não é a minha distância preferida. Eu gosto mesmo é das corridas longas, com infindáveis paisagens, aquelas corridas em que você engata várias conversas durante o percurso, aquelas provas em que certo ponto você meio que entra em alfa e até consegue meditar sobre o universo, a vida e tudo mais. Mas para chegar nas meias e maratonas da vida, é preciso começar de pouquinho. E é esse o papel principal dos 5km: eles são a porta de entrada oficial de muita gente na corrida, o primeiro passo, o ponta-pé inicial. E só por isso já se fazem fundamentais no calendário de provas de todo o Brasil. Li em algumas publicações sobre o aumento do número de provas de longa distância e fiquei muito feliz, mas espero que isso não signifique a extinção das corridas de 5km.

Em Teresina, minha cidade e sauna querida, existem pouquíssimas provas, portanto é louvável quando uma empresa tem a iniciativa de realizar todo ano uma corrida de 5km na cidade. Faz parte das comemorações do aniversário de uma rede de supermercados local. A inscrição é só 1kg de alimento e a corrida vai ter cronometragem através de chip. A largada vai ser as 7 horas (graças a Deus!!) e todos que concluírem a prova irão ganhar medalha. Não parece fácil? Sim, é fácil e divertido. E não custa nada, além de acordar mais cedo num domingo. Pense que você vai ter um domingo muito maior para aproveitar com muito mais disposição! [Convenci? Convenci?] Ano passado corri essa prova com um único amigo e nesse ano espero encontrar muito mais amigos e amigas. O convite já está feito!!

Corrida do Carvalho. 2011


VI Corrida do Carvalho
Distância: 5,5km
Data: Domingo, 30 de setembro
Largada: 7h da manhã
Inscrições: através do site.


12 comentários:

  1. Rafael17.9.12

    Pra quem ensaia uma corridinha e sonha em ir mais longe é essencial fazer uma história, e ela deve começar nos 5K. E sem pular etapas, 10K, 10 milhas, meia, maratona, etc.

    Correr é sempre bom, mas a coisa fica mais prazerosa depois dos 6 KM. É o poder da endorfina...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Rafael!

    Dizem que a endorfina só é liberada depois de 30 minutos de atividade, né? Deve ser por isso que os 5km não estão entre as minhas distâncias preferidas!! :)

    ResponderExcluir
  3. Aline,
    É desse jeito que comecei. Minha primeira prova foi um 5km que variei entre corrida e caminhada, achei que não ia dar conta de correr tanto e foi ótimo. Desde de então não parei.
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Ju! E espero que não pare nunca :)

      Agora gosto de participar das provas de 5km pra acompanhar meus amigos em suas primeiras corridas. Me sinto realizada!! :)

      Bjs

      Excluir
  4. Aline,

    gosto de correr as provas de 5K pois são mais rápidas e dá tempo de chegar para o churrasco domingueiro na casa do meu pai :-) Não tivesse esse compromisso, ficaria com os 10K.
    Os 21K são para aqueles momentos "especiais"...

    Espero que teu post tenha servido de incentivo para muitos aí em Teresina, viu? Se ficar quente demais, sempre podes vir nos visitar aqui no friozinho do sul.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, por um bom churrasco eu tb iria preferir os 5km!! Yummyyy....<3

      Olha que eu tô pensando mesmo em correr aí no Sul ano que vem, viu?

      Quero correr os 18km da Mountain Do de Canela!!

      Bjsss

      Excluir
  5. Aline, acho fundamental um iniciante em corrida de rua participar da primeira prova. O ambiente é bacana, amigável, o sentimento de concluir a primeira prova e conquistar uma medalha é indescritível. Acho que muitos dos que deixam de correr provavelmente não abandonariam a prática da corrida de rua se experimentassem a delícia que é participar de uma prova.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Diniz. Não dá pra treinar por muito tempo sem ter uma prova em vista. Eu, pelo menos, termino ficando desestimulada. Acho que esse é um dos motivos que tem poucos corredores aqui em Teresina: a falta de boas provas. A gente termina tendo que viajar pra outros estados pra correr!

      Um abraço.

      Excluir
  6. Anônimo18.9.12

    Li, qdo participei da minha primeira corrida de 5k, levei meus pais junto...eles gostaram tanto do clima da prova, aquela animação, gente saudável e disposta..q minha mãe se inscreveu e participou de um tb! Fiquei tãooo orgulhosa! Hj eles andam 3x por semana e meu pai arrisca um trotezinho no final (isso pq ele sempre foi sedentário).
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo, Aline! Essa corrida dos 5km que vou participar foi a minha mãe que me avisou, mas quem disse que consigo convencê-la a participar? Ela diz que já faz muita ginástica lavando louça, cozinhando, etc hahaha

      Bjs

      Excluir
  7. Ahhh o que seria de mim se não fosse os 5km rsrr. É verdade que o 5K é uma distancia confortável. Pensava no inicio: "ah, qualquer coisa completo andando rsrs"

    Aline, vc me perguntou sobre o teste de biopedância. Vc viu o link na outra postagem? Senão, é este aqui: http://www.fffernandofonseca.com/modulos/canais/descricao.php?cod=49&codcan=41

    Obrigada pela força e pelo carinho! Se precisar, pode deixar que eu grito!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o link no post! Obrigada, Valerie!!!

      Sim, quanto aos 5km, tenho certeza que você vai conseguir melhorar seu tempo e atingir sua meta!!!

      Força!!! Bjssss

      Excluir