13.9.12

Quem precisa de suplemento?

Fonte: Facebook
Compartilharam esse foto em um grupo do Facebook do qual faço parte e achei deveras interessante. Nunca tinha visto essa relação entre suplementos e alimentos "tradicionais" tão esquematizada. No lugar das barrinhas de cereais; banana, granola, cereais e aveia. Para a dextrose, toddynho. O ovo, obviamente, substitui a albumina. Sim, tudo faz sentido. Mas me pergunto: estamos realmente trocando seis por meia dúzia ao lançar mão de suplementos?

A primeira vantagem dos suplementos para mim está na praticidade. Basta pegar um copo d'água ali, um pozinho aculá, mais umas cápsulas e está feita uma refeição pós-treino. Sei que quanto menos industrializadas, melhores as coisas são. E eu adoraria ter tempo para fazer minha própria barra de cereais. Mas quando você chega de um treino a última coisa que você quer fazer é ir pra beira de um fogão preparar sua comida. Isso é fato!

Outro motivo pelo qual eu adotei suplementação na minha dieta é por acreditar nos benefícios de ingerir certos nutrientes, aminoácidos ou seja lá o que for, de maneira mais concentrada. Substituir a Whey Protein por leite e iogurte não me parece fornecer os mesmos benefícios. Tudo baseado, claro, em minhas sensações e zero conhecimento científico.

Pra mim, os suplementos são ideais exatamente para essas situações em que estou cansada e preciso me alimentar com urgência. Ou seja, geralmente no pós-treino. No resto do dia acho importante manter uma alimentação normal, inclusive pelo prazer da gastronomia e pelo bem estar mental. Se eu fosse comer suplemento o dia todo iria me sentir um ratinho branco de laboratório. Deus me livre! 



Ps.Comecei a suplementar com Whey Protein e BCAA há dois meses e foi muito tranqüilo encaixá-los no meu dia a dia. O BCAA entra no lanchinho antes de treinar e a Whey Protein até 40 minutos depois. Não sei se é só o efeito psicológico, mas sinto que canso menos nos treinos e recupero mais rápido no dia seguinte.