13.9.12

Quem precisa de suplemento?

Fonte: Facebook
Compartilharam esse foto em um grupo do Facebook do qual faço parte e achei deveras interessante. Nunca tinha visto essa relação entre suplementos e alimentos "tradicionais" tão esquematizada. No lugar das barrinhas de cereais; banana, granola, cereais e aveia. Para a dextrose, toddynho. O ovo, obviamente, substitui a albumina. Sim, tudo faz sentido. Mas me pergunto: estamos realmente trocando seis por meia dúzia ao lançar mão de suplementos?

A primeira vantagem dos suplementos para mim está na praticidade. Basta pegar um copo d'água ali, um pozinho aculá, mais umas cápsulas e está feita uma refeição pós-treino. Sei que quanto menos industrializadas, melhores as coisas são. E eu adoraria ter tempo para fazer minha própria barra de cereais. Mas quando você chega de um treino a última coisa que você quer fazer é ir pra beira de um fogão preparar sua comida. Isso é fato!

Outro motivo pelo qual eu adotei suplementação na minha dieta é por acreditar nos benefícios de ingerir certos nutrientes, aminoácidos ou seja lá o que for, de maneira mais concentrada. Substituir a Whey Protein por leite e iogurte não me parece fornecer os mesmos benefícios. Tudo baseado, claro, em minhas sensações e zero conhecimento científico.

Pra mim, os suplementos são ideais exatamente para essas situações em que estou cansada e preciso me alimentar com urgência. Ou seja, geralmente no pós-treino. No resto do dia acho importante manter uma alimentação normal, inclusive pelo prazer da gastronomia e pelo bem estar mental. Se eu fosse comer suplemento o dia todo iria me sentir um ratinho branco de laboratório. Deus me livre! 



Ps.Comecei a suplementar com Whey Protein e BCAA há dois meses e foi muito tranqüilo encaixá-los no meu dia a dia. O BCAA entra no lanchinho antes de treinar e a Whey Protein até 40 minutos depois. Não sei se é só o efeito psicológico, mas sinto que canso menos nos treinos e recupero mais rápido no dia seguinte. 

10 comentários:

  1. Aline, concordo com vc. Tomo ALbumina (2 colheres de sopa por dia). Não conseguiria comer 4 claras CRUAS no café da manhã.

    Nem tanto ao céu, nem tanto a Terra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valérie,

      Só de pensar em 4 claras cruas já me deu enjôo! Imagine comê-las!! Bendita seja a albumina!!!

      Bjoss

      Excluir
  2. Gostei do texto! É importante priorizar que o suplemento não substitui o alimento. Inclusive, estou fazendo exames para ver quais são as áreas do meu sistema que preciso reforçar e assim me desenvolver cada vez mais na corrida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a melhor coisa que a gente faz, né Fran? Independente de ser alimento ou suplemento, o importante é saber quais nutrientes precisamos mais e os melhores horários para consumirmos cada coisa!

      Boa sorte por aí! ps. em novembro nos vemos!!! :D

      Excluir
  3. Amiga Aline, a foto é interessante e demonstra claramente que os alimentos têm tudo o que necessitamos, o problema do meu ponto de vista, para alem da praticabilidade que você mencionou, está no facto de que para você conseguir as mesmas quantidades que você consegue num suplemento teria de ingerir grandes quantidades de alimentos que por sua vez não estão tão limpos de nutrientes supérfluos como os suplementos.

    Eu por exemplo só suplemento Whey Protein, e tenho consciência que seria necessário comer muito bife para conseguir as doses de proteína que consigo com um simples batido e livre das gorduras e de nutrientes supérfluos.

    Penso que seja questão de bom senso, nem 8 nem 80, moderação é a chave de tudo na vida.

    Bjs
    eRui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui! Muito bem, esse teu comentário merecia virar um update no post. Esqueci de mencionar que para mim, que tenho tendência a engordar, os suplementos ainda tem essa vantagem!! E o engraçado é que tem gente que não toma suplemento por medo de ficar gordo ou musculoso demais (MITO!).

      Concordo contigo, moderação é a chave.

      Beijos!!

      Excluir
  4. Olá Aline belo post.
    Nos nossos alimentos diario já temos tudo o que precisamos só que em dose baixa, a porcentagem de creatina na carne e no peixe mesmo são minina, por isso muitas pessoas aderem aos suplementos que sabendo usar da um otimo resultado.

    Forte Abraço

    Léo
    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Leo!!

      Estou torcendo para ter ótimos resultados também por aqui. Pelo preço que paguei nessa WHEY eu quero no mínimo o corpo da sabrina sato! haha

      Bjs

      Excluir
  5. Aline,
    Também concordo. Tomo whey também e acredito que tem uma absorção bem mais rápida que a proteina do leite e do ovo, mas esses também fazem parte da minha dieta. Como o próprio nome diz é apenas uma suplementação.
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Ju! Acho que estamos no caminho certo :)

      Bjs!

      Excluir