21.11.12

Emendar uma meia atrás da outra. Pode, Arnaldo?

Depois que eu já tinha me inscrito para a Meia do Sertão, veio a dúvida: será que é saudável correr outra meia um pouco mais de um mês depois da Golden Four? Por mais que eu não vá forçar o ritmo, ainda serão 21km e isso não é pouco. Será que é exigir demais desse meu corpitcho? 

Lá fui eu atrás de dicas e informações. Encontrei o texto "Plan Carefully for Back-to-Back Marathons" na Runner's americana. Segundo a revista é possível sim fazer duas meias consecutivas, mas é preciso observar algumas dicas:
1. Corra duas meias apenas se no pico de treinamento para a primeira você correu pelo menos 4x/semana, correu em torno de 40km por semana e completou pelo menos um longão entre 16 e 19km.
Quase tudo ok: corri 3x/semana, em torno de 40km por semana e fiz dois longões de 18km.
2. Marque sua segunda prova para três ou quatro semanas depois da primeira meia. 
Perfeito. Uma foi dia 04/11 e a segunda vai ser dia 16/12.
3. Dê uma semana de recuperação para cada prova. 
Sem nem saber que iria correr outra meia, dei um descanso por pura preguiça em Brasília. Só voltei a correr quase uma semana depois; um treino leve na companhia da Fran do De 0 a 10km .
4. Durante suas semanas de treinamento faça uma corrida longa, uma ou duas corridas de recuperação e um dia de intervalos curtos (repetições de 400 a 1600 metros). Se você tem três a quatro semanas entre uma corrida e outra faça um longão entre 16 e 19km.
Olha dona Runner's, obrigada pela suas dicas, mas da minha planilha cuido eu, viu? Esse negócio de intervalos curtos não é comigo não. Grata! E sim, vou fazer um longão de 18km antes da segunda meia.

Se ainda assim, eu terminar minha segunda meia "um pouco acabadinha", posso fazer como a Flanagan e me pendurar em algum ombro amigo. Com certeza eles serão muitos!