21.11.12

Emendar uma meia atrás da outra. Pode, Arnaldo?

Depois que eu já tinha me inscrito para a Meia do Sertão, veio a dúvida: será que é saudável correr outra meia um pouco mais de um mês depois da Golden Four? Por mais que eu não vá forçar o ritmo, ainda serão 21km e isso não é pouco. Será que é exigir demais desse meu corpitcho? 

Lá fui eu atrás de dicas e informações. Encontrei o texto "Plan Carefully for Back-to-Back Marathons" na Runner's americana. Segundo a revista é possível sim fazer duas meias consecutivas, mas é preciso observar algumas dicas:
1. Corra duas meias apenas se no pico de treinamento para a primeira você correu pelo menos 4x/semana, correu em torno de 40km por semana e completou pelo menos um longão entre 16 e 19km.
Quase tudo ok: corri 3x/semana, em torno de 40km por semana e fiz dois longões de 18km.
2. Marque sua segunda prova para três ou quatro semanas depois da primeira meia. 
Perfeito. Uma foi dia 04/11 e a segunda vai ser dia 16/12.
3. Dê uma semana de recuperação para cada prova. 
Sem nem saber que iria correr outra meia, dei um descanso por pura preguiça em Brasília. Só voltei a correr quase uma semana depois; um treino leve na companhia da Fran do De 0 a 10km .
4. Durante suas semanas de treinamento faça uma corrida longa, uma ou duas corridas de recuperação e um dia de intervalos curtos (repetições de 400 a 1600 metros). Se você tem três a quatro semanas entre uma corrida e outra faça um longão entre 16 e 19km.
Olha dona Runner's, obrigada pela suas dicas, mas da minha planilha cuido eu, viu? Esse negócio de intervalos curtos não é comigo não. Grata! E sim, vou fazer um longão de 18km antes da segunda meia.

Se ainda assim, eu terminar minha segunda meia "um pouco acabadinha", posso fazer como a Flanagan e me pendurar em algum ombro amigo. Com certeza eles serão muitos!


8 comentários:

  1. Vale ombro virtual??? rs
    O meu está a disposição caso vc precise, mas vc é forte e treina direitinho...vai dar tudo certo!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Bora Aline, isso é moleza...rsrs.. quem não sonhar em participar do Desafio do pateta? 21k num dia e 42K no outro... Coisa de doido né..rsrs

    Bons treinos.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Victor, eu sou dramática!! Mas acho que vai dar tudo certo sim :)

      Bons treinos pra vc tb! Bjs

      Excluir
  3. Aline,
    Claro que pode!!!! Pensa na turma que tá treinando para maratona. Com certeza eles fazem isso com mais frequencia.
    Beijão querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ju. E é assim que eu quero ser quando crescer! :D

      Bjsss

      Excluir
  4. Oi, Lineca.

    Isso que eu chamo de "instinto de corredora"!!
    Vai dar tudo certo.
    Na torcida. o/

    beijos
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena!!! Boas vibrações pra você tb :)

      Bjs e bom fim de semana!!

      Excluir