9.12.12

My Asics: planilha personalizada [e gratuita!]

Muita gente que não corre com assessorias esportivas recorre às planilhas que as revistas especializadas disponibilizam para organizar seus treinos, mas nem sempre [ou quase nunca] essa é a solução ideal. Geralmente são planilhas de dois a três meses com objetivos bem definidos do tipo "10km abaixo dos 50min", "meia maratona em 2 horas", "corra sua primeira maratona", enfim... vocês conhecem esses tipos. Quem nunca tentou seguir uma planilha de revista?

O meu problema com essas planilhas de revista é principalmente em relação à duração, pois as vezes ainda faltam uns 5 meses pra prova alvo que você quer correr e a planilha é de 3 meses, e aí o que você faz nos dois meses que sobram? Dobra a planilha? Acho a cara da lesão fazer isso. Fora isso, você ainda tem que procurar uma planilha que você possa cumprir, pois não adianta nada a planilha prever treino 4 vezes por semana e você só poder correr dois dias.

Por todos esses perrengues, fiquei bem felizinha quando encontrei no site My Asics uma seção em que você pode criar um programa de treinamento de acordo com sua idade, gênero, tempo em provas anteriores e disponibilidade pra treinar. Como você informa a data em que pretende correr a prova-alvo, a planilha vai ter a duração que você precisa. Só faltava dar resultado pra ser perfeita, mas isso eu só saberia testando.

Treinei para a Golden Four Asics Brasília com uma planilha do site e agora posso recomendar: é perfeita! Depois de informar meus dados, a data da prova e a disponibilidade de correr 3x/semana, visualizei uma planilha que previa um tempo de 2h14min para os 21km. Fiz em 2h11min, mas o site não poderia prever que o percurso era só descida.

Nessa semana entrei no site e simulei uma planilha para melhorar meu tempo nos 5km, coloquei como objetivo correr em 25 minutos sem ter uma data de prova definida. Usei meu tempo nos 21km como parâmetro e o resultado, como vocês podem ver, é que o site disse que é melhor eu me contentar em fazer os 5km em 26 minutos. Me "aumilhou"!!

Super recomendo para os sem-assessoria esportiva!!




19 comentários:

  1. Sensacional a planilha!!!

    (Mas o site tá me humilhando em todos os meus objetivos..)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha

      Esse site está subestimando o nosso poder, Aline!!!

      Bjs!

      Excluir
  2. Aline,
    Adorei!
    Comecei a treinar com planilha de revista e realmente nunca encaixa certinho com nossa rotina. Boa dica!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei fantástico, principalmente pq funcionou para o meu objetivo!

      Bjs!

      Excluir
  3. Aline gostei, acho que vou usar uma planilha dessas para conquistar o meu objectivo nos 40' aos 10km.

    Obrigado pela partilha!

    Bjs
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que tu ta correndo fácil, tu vai conseguir o sub 40' com ou sem planilha! :P

      Beijão!!!!

      Excluir
  4. Aline,
    Uma amiga mencionou sobre o My Asics, mas não comentou esta fantástica ferramenta.
    Eu sou movido a planilhas genéricas. Até o ano passado usei muito as planilhas do site da Runners e este ano adorei as planilhas do site O2 por minuto.
    Para ajustar os treinos a prova alvo, normalmente eu definia objetivos intermediários.
    Sua dica veio bem a calhar, pois defini há pouco os treinos para os 5 km do Circuito Sol. Não custa nada ver se os planos vão gerar o resultado esperado.
    Parabéns pelo post!
    Boas passadas.
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aline,
    Preciso lhe agradecer, pois gostei muito do plano de treinos. Intervalados e regenerativos compondo a maior parte dos treinos. Na semana da prova um Tempo Run de 3 km e uma sugestão de regenerativos para a semana após a prova. Melhor impossível!
    Dia 27/1/2013, após concluir os 5 km do Circuito Sol RJ, lhe conto se valeu a pena.
    Abraços
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, que bom que tu gostou!! Já estou torcendo para que dê tudo certo na tua prova!!

      Bjs!!!

      Excluir
  6. Muito bom Aline!

    To tentando correr mais rápido, mas a Asics só deixa eu ser 30 segundos mais rápido...rsrs

    O plano apresentado é bem diferente dos que eu vi nas revistas.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só 30"? Que Asics careta, né? hehe

      Bjs

      Excluir
  7. menina, que cantinho delicioso este seu!!!
    e tô aqui me perguntando como é que eu ainda não conhecia seu blog;)

    e quanto às planilhas...
    que boa sugestão de site!
    vou lá conferir sua dica!
    gostei também de uma frase que acabei de ler num outro post seu:
    algo como " a vida não cabe numa planilha" :)
    gostei porque este momento bagunçado que estou vivendo parece não caber em planilha nenhuma de tão surreal:)

    acho que vou virar freguesa de seus posts:)

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!!! Obrigada pelo elogio, é uma honra vindo de você, pois sou leitora assídua do teu blog. Você é uma super inspiração pra mim!!!

      Um beijão!! :)

      Excluir
  8. Olá Aline, tenho certeza que ira correr mais rápido, eu não conhecia essa ferramenta, achei super interessante.

    Desculpa pelo meu sumiço, estou me adaptando a minha nova rotina !!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não parou de correr não, né Leo? :)

      Bons treinos pra ti! E bom fim de ano!!

      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Aline.

    Amei demais esta sua dica. Eu nem tinha noção deste site. Vou fazer uma simulação (mesmo tendo assessoria) e vou divulgar no blog te dando os créditos, viu bonita?!!!

    beijinhos

    Helena

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessa planilha. Vou testar pros 10 km do ano que vem. De graça eu tento de tudo. :D

    ResponderExcluir
  11. Anônimo13.5.13

    Oi Aline, gostei da dica deste site ... mas onde encaixo os dias de musculacao na planilha?

    ResponderExcluir
  12. Estava seguindo as planilhas da O2 e me trouce algumas conquistas como fazer 5km em 20'30", mas quero baixar os 20' e sinto que as planilhas da O2 existe um excesso de treinos intensos bem próximo das provas... Achei o My Asics e achei os treinos bem interessantes e diferentes da O2. Começo amanhã!!! #VQV

    ResponderExcluir