9.12.12

My Asics: planilha personalizada [e gratuita!]

Muita gente que não corre com assessorias esportivas recorre às planilhas que as revistas especializadas disponibilizam para organizar seus treinos, mas nem sempre [ou quase nunca] essa é a solução ideal. Geralmente são planilhas de dois a três meses com objetivos bem definidos do tipo "10km abaixo dos 50min", "meia maratona em 2 horas", "corra sua primeira maratona", enfim... vocês conhecem esses tipos. Quem nunca tentou seguir uma planilha de revista?

O meu problema com essas planilhas de revista é principalmente em relação à duração, pois as vezes ainda faltam uns 5 meses pra prova alvo que você quer correr e a planilha é de 3 meses, e aí o que você faz nos dois meses que sobram? Dobra a planilha? Acho a cara da lesão fazer isso. Fora isso, você ainda tem que procurar uma planilha que você possa cumprir, pois não adianta nada a planilha prever treino 4 vezes por semana e você só poder correr dois dias.

Por todos esses perrengues, fiquei bem felizinha quando encontrei no site My Asics uma seção em que você pode criar um programa de treinamento de acordo com sua idade, gênero, tempo em provas anteriores e disponibilidade pra treinar. Como você informa a data em que pretende correr a prova-alvo, a planilha vai ter a duração que você precisa. Só faltava dar resultado pra ser perfeita, mas isso eu só saberia testando.

Treinei para a Golden Four Asics Brasília com uma planilha do site e agora posso recomendar: é perfeita! Depois de informar meus dados, a data da prova e a disponibilidade de correr 3x/semana, visualizei uma planilha que previa um tempo de 2h14min para os 21km. Fiz em 2h11min, mas o site não poderia prever que o percurso era só descida.

Nessa semana entrei no site e simulei uma planilha para melhorar meu tempo nos 5km, coloquei como objetivo correr em 25 minutos sem ter uma data de prova definida. Usei meu tempo nos 21km como parâmetro e o resultado, como vocês podem ver, é que o site disse que é melhor eu me contentar em fazer os 5km em 26 minutos. Me "aumilhou"!!

Super recomendo para os sem-assessoria esportiva!!