11.12.12

Um ano com poucas provas e muitas provações

"Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto..."
Domingo vou fazer minha última prova do ano e minha terceira meia-maratona de 2012. Falando assim parece até que participei de muitas corridas, mas a verdade é que esse ano não saiu bem como eu planejava, ou melhor, esperava. Pois planejar não é um verbo que conjugo muito bem. Estou mais para Novos Baianos: "vou sendo como posso". No começo do ano eu achava que estava podendo, mas depois... melhor nem completar a rima.

Em fevereiro fiz meus primeiros 25km e me sentia super confiante, achava que seria um ano de grandes distâncias e já começava até pensar na possibilidade de uma maratona no final do ano. Treinava regularmente, fazia musculação, não me alimentava de forma ideal, mas estava indo bem, o que poderia dar errado? Ainda hoje tento descobrir qual foi o erro tão grande que cometi para quebrar de forma tão definitiva no primeiro dia de maio. Era o fim do meu primeiro semestre na corrida.

Ainda em maio participei lesionada de uma corrida de 6km e nem preciso dizer o quanto me arrependo. Precisei de vários meses para entender que eu precisava parar de correr completamente até ficar curada da lesão. O problema é que eu nem tinha um diagnóstico. A única maratona que fiz nesse ano foi a de médicos, exames e fisioterapeutas. Se isso não é uma provação grande, nem quero saber o que é.

Pra piorar a situação eu tinha me inscrito para a Meia Internacional do Rio em agosto. Mais do que a inscrição e as passagens compradas, havia a vontade de correr uma prova que eu amava. Eu me recusei a abrir mão disso e viajei para o Rio com a possibilidade de até caminhar a prova inteira. Apesar do desempenho pífio e da insanidade, foi a primeira viagem para correr com meus amigos de Teresina. A provação se torna menor.

Com uma certa sensação de alívio por ter conseguido cumprir esse "compromisso", tive mais calma para encarar minha lesão. E magicamente as coisas começaram a fluir. Descobri minha torção do quadril e a diferença de perna, comecei a usar a palmilha e aos poucos a lesão passou a ser só um fantasma que de vez em quando aparecia nos meus longões. No final de setembro, depois de quase seis meses lutando contra essa lesão, voltei a participar de uma corrida me sentindo 100%. Felicidade define.

Em novembro, totalmente recuperada, participei da Golden Four Brasília e dessa vez fiz tudo certo. Planejei, treinei e corri. Parecia que eu tinha aprendido alguma lição de toda essa novela. Ou foi apenas um ciclo que se encerrou. Sinceramente não sei. Depois dessas lesões, um desafio de 25km, uma corrida de 10km, duas provas de 5km e duas meias maratonas, fico contente em terminar o ano e começar um novo ciclo com uma meia maratona (minha distância preferida). Quem sabe neste novo ciclo, eu possa realizar aquele desejo de correr os 42k.

12 comentários:

  1. Aline 3 meias em 1 ano é muita coisa!!!!

    Ainda não consegui fazer isto e é novamente uma das minhas metas e se não der, bem se não der "vou sendo como posso" rsrsrsrs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina 3 meias em um semestre, né? Foi o que aconteceu comigo! hehe

      Ano que vem espero distribuir melhor as provas durante o ano!!

      Espero que você consiga atingir suas metas ano que vem!! :)

      Bjss!

      Excluir
  2. Aline Maria!

    Superação e autoconhecimento, essas são as palavras que para mim definem esse texto. Aprendemos que não somos máquinas e muito menos iguais aos outros. Não conseguiremos correr mais rápido nem mais longe que o colega mais experiente de um dia para o outro, temos que ir nos adaptando e evoluindo. Aprendi muito nesse meu primeiro ano de corridas e pouco mais de 2 meses parado por causa de uma entorse de tornozelo que possivelmente foi causado por stress porque eu estava me achando o corredor. rs

    Parabéns pelas meias, 2013 pretendo fazer algumas. Mas tenho que treinar para isso.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa nossa vaidade de "se achar" é que acaba com a gente, né? Obrigada pelo comentário, Victor. Em 2013 vamos continuar aprendendo e evoluindo juntos. Um abração!!

      Excluir
  3. Vou sendo como posso - muito legal!
    tô aqui, escrevendo o comentário enquanto curto a música;)

    que ano, hein!
    eu sou fera em planejar... fera mesmo!
    mas pra tornar real o planejamento, aí que tá o mixxxxtério:)
    e se boto tudo numa planilha, aí que o negócio azeda mesmo :)
    mas vamos lá, vamos sendo do jeito que a gente pode, né;)
    enquanto a gente não dá outro jeito:)

    maratona é gostoso, viu!
    é melhor que meia maratona porque demora mais a acabar, e aí a gente fica mais tempo curtindo o correr:)

    uma prova deliciosa pra você!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Elis, você nem sabe o tanto que me inspirou para eu querer fazer uma maratona. Tenho sonhado em fazer Bombinhas ano que vem. Li o teu relado sobre a prova! Ainda é cedo pra dizer que eu vou, mas vou me esforçar bastante pra realizar esse sonho! Espero te encontrar por lá!!! :)

      Bjosss!

      Excluir
  4. Anônimo12.12.12

    Lindona, seu ano foi perfeito e de conquistas corrísticas. Correu 25km? Está preparada para correr 42km, com certeza.

    Nas minhas singelas 2 maratonas jamais treinei mais que 22km. O negócio é preparar a mente, pois seu corpo está no ponto para enfrentar a Bela Distância.

    Planeje já a Maratona de 2013, a minha será em Santiago/Chile, em abril. Tem bastante tempo para treinar, mas tem que começar já! Teremos muitos Baleias lá!

    Depois de correr a Bela Distância, ela será sua preferida!

    Belo post, belo ano!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.... você e Elis falando isso... tô achando que depois que eu fizer minha primeira maratona, não vou querer saber de mais nenhuma distância!!!

      Parabéns pelas tuas maratonas, Felipe!!!

      Bjoca!

      Excluir
  5. Aline,
    Parabéns!!!Que venha 2013!
    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  6. Quem me dera 3 meias maratonas em um ano!

    Parabéns! E parabéns pela força em reconhecer que para voltar a correr, você teria que ficar parada por um tempo. Sei o tanto que é difícil reconhecer uma lesão e o pior: que é necessário se afastar da corrida pra cura ser 100%.

    Beijos e que 2013 seja recheado de provas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,

      É tão difícil ficar parada, né? Sem poder dar nem um trotezinho! Por isso, meu maior desejo para todos nós corredores é que a gente tenha muita saúde!!! Todo mundo correndo lindo e feliz, sem lesões!!

      Boas provas pra ti em 2013!! Bjossss

      Excluir