17.12.12

O pódio, eu e a corrida.

Existiram duas ausências ontem: a [minha] ausência no pódio e a ausência do pódio [no post sobre a corrida]. E ambas dizem muito sobre a minha relação com a corrida. Enquanto o resultado das categorias estava sendo divulgado, eu tava distraída na piscina,  conversando com o povo e ainda abismada com o Corinthians campeão (Parabéns, Xará!). Sabe você nunca prestar atenção no sistema de som de um supermercado ou de uma loja porque você não tem expectativa nenhuma de ter seu nome chamado ali? Pois aí reside a melhor explicação para eu não ter ouvido meu nome quando chamaram o 2 lugar feminino na categoria de 25 a 34 anos.

As expectativas que alimento na véspera de uma corrida e que as vezes me tiram o sono de ansiedade tem o exato tamanho do percurso: começam na largada e terminam na chegada. Eu não me preocupo se cheguei antes ou depois de fulana ou sicrana. Eu quero saber é se a corrida foi boa, se eu estava me sentindo bem, se dei o meu melhor. Coisas que, como percebi ontem, um pódio não mensura. Mas é claro que foi divertido receber o troféu tão bonitinho e tirar fotos no pódio com minha amiga Margareth, que chegou em primeiro lugar. Foi mais um bom momento da nossa festa.

Se a corrida proporciona um auto-conhecimento, o que ela tem me mostrado é que eu não sou uma pessoa competitiva. Quando o Fábio, meu grande parceiro nas corridas, me mandou continuar sem ele, eu segui pois achava que logo depois ele retomaria o gás e me levaria até o final da prova, como ele sempre faz. De vez em quando eu olhava pra trás esperando que ele estivesse se aproximando, mas isso não aconteceu e quando terminei a prova fiquei com a sensação de que estava faltando algo. É isso, pra mim o mais importante é correr com os outros e não contra os outros.

Não estou dizendo aqui que almejar pódio seja uma coisa ruim, longe de mim pensar assim. Ser competitivo é uma qualidade, assim como também não ser. Tudo depende de como dosamos isso na nossa vida. A corrida pra mim é a busca por esse equilíbrio através do auto-conhecimento. Sinto que estou correndo na direção certa.


13 comentários:

  1. Lineca, Querida!!!

    Seus relatos sempre tocam meu coração. Compartilho de muitos pensamentos seus. A relação que tens com a corrida é uma qualidade e tanto sua. Parabéns pela prova e pelo troféu. Este pódium só veio confirmar sua garra e dedicação com os treinamentos em 2012.

    Quero agradecer pela parceria e atenção constante que tens me dado no blog.
    Aproveito ainda para desejar um Feliz Natal e um 2013 com muita saúde e sucesso!!!
    beijo carinhoso

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, fico feliz que dialogamos mesmo estando quase em extremos do Brasil. Obrigada pelas palavras e pelo carinho. Desejo boas festas pra ti e que o próximo ano seja de muita saúde e realizações!!

      Um beijão!

      Excluir
    2. Aline, por aqui pensamos exatamente da mesma maneira.
      O bom é correr lado a lado, é incentivar e ser incentivado. Isso é muito mais valioso e gratificante.

      Parabéns pelo pódio! Lindo troféu!

      Beijo enorme e um 2013 repleto de saúde e realizações.

      Excluir
    3. Drica,

      Acho que como tudo na vida, a corrida ganha mais sentido quando estamos perto de pessoas que queremos bem, né?

      Obrigada pelos parabéns! Um ano novo cheio de saúde e amor pra você!!!

      Beijos!

      Excluir
  2. Que luxo esse pódio gente! Ótimo pra fechar o ano com chave de ouro!

    Também compartilho dessa sua visão em relação à corrida apesar de não ter muitos amigos corredores!

    Beijos e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alineee... brigada!!!! Realmente foi pra fechar o ano!! Uma das coisas boas de 2012 foi ter conhecido tantos corredores do bem através do blog. Em 2013 espero ter saúde (e dinheiro) pra viajar muito e quem sabe, participar de alguma corridinha em BH. Bora? :D

      Feliz 2013 pra ti!!! Bjos

      Excluir
    2. Siiim! Ia ser ótimo uma corridinha em bh!

      Também curto muito ter conhecido tanta gente legal e corredora!

      Beijos e muita saúde e corridas ótimas pra todos nós em 2013!

      Excluir
  3. Aline! Parabéns!! Muito legal! Ano que vem promete

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Victor!!!

      Um bom 2013 pra ti!

      Bjs

      Excluir
  4. Aline,
    Das pouquissímas vezes que consegui o pódio fiz uma ótima corrida, mas não foi a corrida que me diverti mais. É assim mesmo, é sofrido. Mas no meu caso, a satisfação de receber um troféuzinho compensou o sofrimento.
    Arrasou querida!
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ju, acho que taurinos gostam é de conforto, sombra e água fresca.... hehehe deve ser por isso que não me regozijo tanto com os troféus. Sou um bicho preguiça!

      Muitos pódios pra você em 2013! Beijos

      Excluir
  5. Adorei que você estava "distraída na piscina" enquanto anunciavam o resultado haha É realmente muito bom que você seja cuca fresca assim! Menos pressão na vida né?
    Parabéns pelo merecido pódio e troféu! Que venham muito mais conquistas em 2013!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21.12.12

    Distraída na piscina tomando seus bons drinks né? Sei bem D. Aline. hehehehhee

    Parabéns, minha corridinha é meu Yoga também.

    Beijão!

    Yara

    http://vaisualinda.wordpress.com

    ResponderExcluir